Por que os médicos ficam tão empolgados com o ensino? Não são todos, mas um bom número gosta de assistir aos residentes e aos estudantes. Miram-se em seus mestres, aqueles que os fizeram optar pela especialidade. Acreditam poder passar à frente aquilo que receberam.
O médico sente prazer em fazer diagnósticos. Clínicos e cirurgiões sempre estiveram envolvidos com reuniões, conferências, congressos. Há uma espécie de poder, orgulho, vaidade, na educação médica. Imagem é mais valorizada que o espírito!
A exigência que as universidades fazem é que os professores, além da aprovação em concurso, tenham, no mínimo, título de mestrado. De repente fazer mestrado ficou fácil! Adquire-se o título em até 14 meses e nem é tão caro assim!
Me pergunto: para que mestrado? A resposta é simples. Porque para ser professor de uma instituição de ensino superior significa mais do que ser professor. Você não ensinará, mas formará profissionais. È uma responsabilidade que exige um aperfeiçoamento metodológico e intelectual. Disciplinas específicas requerem este tipo de profissional.
Como saber se você está pronto para fazer um mestrado? Minha resposta será mais forte que o meu desejo de lecionar. Quero ter liberdade e vontade. Não me sinto livre, e assim sendo, o farei contra minha vontade, com outra finalidade, a de simplesmente passar em um concurso para dar aula.
Talvez tenha que me superar. Como? Talvez tenha que fazê-lo contra minha vontade ou ser capaz de assumir o desafio de lecionar sem o título. Pode? Prove!
Mais um detalhe, que eu não me apaixone!
(Escrito em 07/08/2008)
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