sábado, 21 de fevereiro de 2009

Tem um fundo de verdade ou é mais uma e-corrente?

Tem um fundo de verdade.
A mensagem contém erros e deixa dúvidas, mas isso foi um assunto polêmico e bastante discutido nos Estados Unidos.
Na prestigiada revista "The New England Journal of Medicine (NEJM)", no ano de 2000 um artigo chamado " PHENYLPROPANOLAMINE AND THE RISK OF HEMORRHAGIC STROKE" foi publicado. Neste, os autores tentavam colaborar com o FDA e com os laboratórios que manufaturavam a fenilpropanolamina para definir o real risco do componente.
Vejamos alguns dados do artigo:
- A Fenilpropanolamina é um composto encontrado em INIBIDORES DO APETITE e ANTIGRIPAIS. - Desde 1979 MAIS DE 30 CASOS que descrevem a associação de hemorragia intracraniana à fenilpropanolamina (FPP) foram publicados.
- A maior parte das pessoas acometidas eram adolescentes ou mulheres entre 17 e 45 anos que usavam inibidores de apetite com FPP, freqüentemente pela primeira vez.
- Além dos casos relatados, o FDA, entre os anos de 1969 e 1991, recebeu 22 relatos de casos espontâneos de hemorragia intracraniana associada ao uso de FPP em inibidores de apetite (16) e antigripais (6) - Jolson HM: personal communication
- A conclusão do artigo é a de que a FPP presente nos inibidores do apetite e POSSIVELMENTE nos antigripais é um fator de risco independente para hemorragia intracraniana em mulheres. (N Engl JMed 2000;343:1826-32)
- Houve quem escrevesse para a revista contestando a decisão do FDA de retirada do mercado de todos os medicamentos contendo FPP. Para este ficava claro que os inibidores de apetite, usados em dose muito mais elevadas que os antigripais, eram os principais responsáveis pelos eventos. N Engl J Med, Vol. 344, No. 14 April 5, 2001 Correspondence

- Para o Editor do NEJM, dada a disponibilidade de outras terapias adequadas, os benefícios da FPP contida nos antigripais não justificam seus possíveis riscos
(NEJM - Editorial Volume 343:1886-1887, Dec 21, 2001)

- Em 22 de Dezembro de 2005 o FDA propos a criação de regras para disponibilização de descongestionante nasais e inibidores de apetite contendo Fenilpropanolamina como medicação "over the counter (sem obrigatoriedade de receita médica para aquisição)". A notícia ficou sobre avaliação pública até 22 de março de 2006 quando o FDA provavelmente impediria o comércio livre de tais produtos.
- Em 9 de março de 2006, através da "Patriot Bill" assinada por Bush, a fenilpropanolamina entre outras compostos deixariam de estar disponíveis livremente para a população a partir de 30 de setembro de 2006, http://www.fda.gov/CDER/news/methamphetamine.htm.
Não sei quanto a resolução da ANVISA citada sem o ano. Ficam as evidências para a reflexão.
Na minha opinião: 1o - em medicina nada é 100%. 2o - Siga as orientações do seu médico, pessoa a quem você naturalmente confia sua vida.
Que responsabilidade!
Abraços, João.

Nenhum comentário: